top of page
  • Foto do escritorAna Caner

Reprograme seu cérebro: Você já pensou em desistir de tudo por causa de uma crítica?






Versão em áudio:



Não só em consultório, mas também em conversas por aí, ouço com frequência pessoas questionando sua capacidade, sua qualificação profissional, pensando em desistir de tudo, em dúvida quanto ao valor de seu trabalho.


Quando pergunto de onde veio isso, não raro a resposta é muito semelhante:  uma crítica negativa. E de fato, não é nada fácil ter uma reação diferente daquela que fomos projetados a ter. Eu explico:


Nosso cérebro foi projetado para dirigirmos toda nossa atenção e energia aos aspectos negativos da realidade. Este é um mecanismo que prioriza nossa segurança e nossa sobrevivência, o chamado VIÉS DE NEGATIVIDADE.


Então quando recebemos uma crítica negativa tendemos a:


1:Tomá-la como verdade,


2: Permitir que ela ocupe toda nossa atenção,


E assim, simplesmente nos esquecemos de tudo de maravilhoso que já fizemos, todas as nossas conquistas, todas a imensa maioria das pessoas a quem ajudamos.


MAS VOCÊ PODE FAZER DIFERENTE.  SIMPLESMENTE REPROGRAME SEU CÉREBRO:


Sim, isso é simples, quando nos damos conta de que estas são de fato ótimas oportunidades de equilibrarmos nosso viés de negatividade.


COMO?


Precisamos buscar maior equilíbrio sobre onde dirigimos nossa atenção. Como digo sempre: a atenção é o “chefe”de nosso cérebro.


Precisamos nos conscientizar de que onde dirigimos nossa atenção pode ser uma escolha. Assim, ao invés de focar em um aspecto negativo:


Aumente o foco de sua atenção, veja o cenário completo. Assim você tem um quadro mais real. E ainda aproveita essa crítica como uma oportunidade de desenvolver o olhar para a realidade com maior objetividade.


Esse é um passo essencial para tomar decisões sábias na vida. Como tudo na vida, é um treino, e fica mais fácil se você usa as oportunidades que a vida lhe dá.


E você, já pensou em desistir de tudo por causa de uma crítica?



Para compartilhar:




RECEBA MUITO MAIS EM SEU EMAIL: http://bit.ly/insirameunome

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page