top of page
  • Foto do escritorAna Caner

Reprograme seu cérebro: Como lidar com emoções intensas?





Versão em áudio:

Ouça no soundcloud: https://soundcloud.com/ana-caner/como-lidar-com-emocoes-intensas-ep-2?in=ana-caner/sets/podcast-renove-seu-cerebro


LEIA:


Você já teve aquelas situações na vida em que respondeu de modo muito pior do que poderia? Em que  ficou tão tomado pela raiva, ou pelo medo, ou pelo susto, que respondeu sem pensar?


Pare um minuto para refletir e faça esse imenso favor a si mesmo:


O que você costuma fazer quando se vê tomado pelas emoções?


Se você respondeu que nestes momentos não tem como parar para pensar, que quando a emoção te toma, todas as ações que acontecem na sequencia são fora do seu controle, então bem-vindo à espécie humana.


Sim, quando somos tomados pelas emoções perdemos nossa capacidade de discernimento e assim a possibilidade de fazer pleno uso de nossas capacidades mentais.


E qual a saída?


Fugir? Ignorar o que sente? Apesar de ser a ação mais comum, esta certamente não é uma solução muito produtiva, simplesmente porque não resolve nada, e para dizer o mínimo, não fará os problemas desaparecerem.


Quando você se vê tomado pelas emoções, este é o sinal de que é o momento perfeito para escutar o que elas estão lhe dizendo.


Raiva, tristeza, mágoa, ressentimento, são tantas as emoções que vemos como grandes inimigos do nosso bem-estar.


EMOÇÔES: Definição científica:


É extremamente importante que você saiba o que a ciência considera como emoção:


Emoção é uma resposta fisiológica a algum estímulo externo ou interno. Ou seja, como o corpo reage ao que acontece. Somente uma pequena parte de nossas reações chegam à nossa consciência. A maior parte delas permanece inconsciente.


Porém, mesmo inconscientes, as emoções são a base para nosso cérebro tomar as decisões.


Eu explico: Se nosso cérebro detecta algo que pode ser uma ameaça para nós, imediatamente reagimos com uma emoção de medo: aumentamos a tensão muscular, aumentamos nossa frequência cardíaca, nossa respiração fica mais rápida e superficial, e várias outras reações fisiológicas ocorrem.


Na maioria das vezes nem percebemos que estamos com medo, porém nosso corpo já reagiu com essa emoção. E, mesmo sem que tenhamos a menor idéia do que está acontecendo, nosso cérebro já nos coloca em ação para reagirmos contra esse medo. Sim, ele busca sempre nos levar de volta a um estado de equilíbrio.


Assim, todas as nossas decisões, nossas ações, nossos pensamentos são fortemente influenciados por esse estado de medo que nós em geral nem percebemos.



ENTÂO, PRECISAMOS TOMAR CONSCIÊNCIA, E ASSIM O CONTROLE DAS NOSSAS PRÓPRIAS EMOÇÕES:


As emoções são os verdadeiros mensageiros da sua natureza humana, da sua sabedoria interna. Nem sempre entendemos sua linguagem, nem sempre nos dispomos a entender.


Geralmente tentamos nos livrar de emoções intensas, de sentimentos desagradáveis.

Porém, se escutarmos com verdadeira atenção ao que estamos sentindo, vemos que as emoções nos mostram exatamente aquilo que há que ser transformado em nossas vidas.

Nestes momentos temos a oportunidade de resgatar o que nos move, de mudar a rota das nossas vidas.


Como tudo na vida, mudar hábitos exige treino. Porém, com método, com orientações, é muito, muito mesmo mais simples do que você imagina.


Se você quer desenvolver o controle das emoções pelo método preferido dos maiores neurocientistas das principais universidades do mundo, entre agora para o MFCE. e comece a transformar seu cérebro para potencializar todos os seus recursos.




Dúvidas? Fale conosco via whatsapp e lhe atenderemos o mais breve possível: https://bit.ly/whatsappcursosfluir



E para compartilhar:






13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page