Contato

Seguir

©2020 Feito com amor em São Paulo, SP.

  • Ana Caner

Liderança: Como ampliar a empatia e conexão?





Um rigoroso estudo feito ao longo de 10 anos pela Harvard Business Review nos mostra que o fator n.1 que distingue bons executivos daqueles considerados excepcionais é a habilidade de desenvolver relacionamentos com base em confiança.


Uma coisa é certa: temos, a todo momento, a oportunidade de estabelecer conexões mais profundas com as pessoas à nossa volta.


Somos seres sociais, onde a conexão ocupa um papel essencial em nossa constituição como humanos.


Assim, os comportamentos de contribuir, ajudar, de oferecer gentileza, emergem de forma natural em nossa espécie.


E, muito interessantemente, (e isto se aplica a todos nós): Somos mais propensos a compreender melhor, colocar-nos no lugar do outro, e nos mover para ajudar aqueles que fazem parte do mesmo grupo, seja ele social, geográfico, étnico, profissional, social ou religioso.


É o que os estudos têm mostrado:  tendemos a ser mais empáticos com as pessoas que consideramos semelhantes a nós. David Eagelman, na Universidade de Stanford, nos mostra como nosso cérebro registra a experiência dos outros, e como nosso senso de conexão e empatia é intensificado quando vemos semelhanças na outra pessoa.


É então extremamente favorável que nos dediquemos a ampliar nosso senso de conexão e empatia.


Como?


Podemos buscar, intencionalmente, ampliar nosso senso de conexão, ao nos atentar às nossas semelhanças.


Somos 99,9% iguais do ponto de vista genético, e no entanto, comumente dirigimos nosso foco da atenção para as nossas diferenças, para o que nos separa.


A partir da consciência de nossa humanidade compartilhada, passamos a atentar para o fato de que todas as pessoas à nossa volta, sem exceção, vivem, assim como nós, desafios e desejam ser felizes.


Este é um dos exercícios que costumam ser bastante impactantes durante o Programa Search Inside Yourself, que oferecemos para líderes e equipes.


Este exercício constante e esse novo olhar para o outro traz outro nível de conexão, cujos benefícios se estendem para as esferas da saúde física e mental, tendo sido fortemente associado à maior longevidade e bem estar.


Neste mês de novembro, celebramos no dia 13 o #worldkindnessday,  uma iniciativa do Search Inside Yourself Leadership Institute. Nesse dia, tivemos a oportunidade de criar intencionalmente uma pausa, para juntos, praticar a gentileza, #PracticeKindness.


Convidamos a todos a fazer parte dessa comunidade global. Entre em contato para maiores informações.


Ana Caner é doutora em neurociências (USP), e traz sua experiência de 26 anos em neuropsicologia para sua atuação em empresas e organizações, apoiando líderes e equipes no desenvolvimento de alta-performance aliada ao bem-estar. Ana é instrutora certificada do Search Inside Yourself pelo Search Inside Yourself Leadership Institute. É também instrutora qualificada do programa MBSR (mindfulness-based stress reduction) pelo UC San Diego Center for Mindfulness. Dirige o Fluir, onde oferece programas in-company que incorporam a intersecção entre Inteligência Emocional, Mindfulness e Neurociências. Como psicoterapeuta, auxilia pessoas em seus processos de transformação pessoal, manejo de stress e ansiedade por meio de mindfulness (atenção plena) aplicada à psicoterapia.


Para informações sobre o Programa Search Inside Yourself, palestras e workshops:  https://www.institutofluir.com.br/contato


Para receber novidades e informações de eventos, clique aqui.