Mindfulness Instituto Fluir

Atenção Plena • Mindfulness • Qualidade de Vida • Redução do Estresse • Inteligência Emocional

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Mindfulness para lideranças e equipes

Programas in company para líderes e equipes

Inteligência emocional através de mindfulness, com sólida base neurocientífica. Com foco em performance aliada ao bem-estar, os programas são voltados para o desenvolvimento das habilidades de auto-gerenciamento, comunicação, empatia, resiliência e liderança, têm de 4 a 8 semanas de duração e podem ser customizados em função das necessidades das equipes.

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Palestras e workshops

Palestras e Workshops

Conteúdos altamente transformadores e ferramentas simples para incorporação dos conhecimentos à vida diária.

Temas customizados para atender às necessidades das equipes.

atenção plena - mindfulness - Instituto Fluir - evolução humana
Atendimentos individuais

Atendimentos individuais

  • Programa de mindfulness individual, presencial ou online

O programa de mindfulness em seu ritmo, conforme suas necessidades.

  • Mindfulness e psicoterapia

O cultivo da consciencia plena aliado à investigação psicológica, constituem ferramentas poderosas que nos permitem desafiar antigos hábitos, converter estados mentais e emoções perturbadoras e resgatar nossa habilidade natural de transformação de padrões emocionais e hábitos disruptivos em outros mais propícios para alcançarmos nossos objetivos e atingirmos um estado estável de bem-estar, de equanimidade e resiliência frente às adversidades.

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Programa MBSR

Programa MBSR

O programa original de mindfulness, criado por Jon Kabat-Zin, ministrado por quem tem qualificação pelo UCSD Center for Mindfulness

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Mindful Schools

Mindful Schools

  • Palestras para pais e professores
  • Programa MBSR para pais e professores
  • Currículo Mindful Schools para crianças e adolescentes

Conecte-se

Amplie suas conexões com a realidade e com suas rotinas. Mindfulness vem sendo aplicado com sucesso e altamente estimulado para executivos e trabalhadores de todos os níveis em grandes empresas do Brasil e do mundo, com aumento de benefícios individuais, como satisfação pessoal e produtividade, e benefícios para as empresas, com retorno sobre o investimento. 

 Quando se estuda os mecanismos pelos quais se obtém os benefícios com mindfulness, verifica-se que eles são obtidos porque durante a prática estamos desenvolvendo a meta-cognição, a consciência sobre nosso próprio processo de aprendizagem e a realidade do outro. A atenção consciente reduz a ansiedade, o risco de esgotamento e melhora a satisfação no trabalho.

O que é mindfulness ?

Mindfulness, ou atenção plena,  integra os saberes da ciência com  conhecimentos milenares. Práticas contemplativas foram adaptadas para o Ocidente de uma maneira laica, simples e acessível e pavimentam um caminho de conhecimento para que os gestores e líderes da atualidade atinjam o equilíbrio.

 

Mindfulness é sair do piloto automático e ir para a escolha. É também um treino mental para que o indivíduo aja no mundo de modo mais atento, sábio e conectado com suas capacidades, com quem ele é e com os seus propósitos, com as coisas que realmente lhe interessam.

Empatia

Além de prevenir e combater o estresse, com a prática de mindfulness pode-se obter um maior alinhamento da performance com o bem-estar pessoal e desenvolver formas de se relacionar com o mundo com mais empatia e de um modo compassivo. A empatia é a capacidade de reconhecer as emoções nos outros, de compreender os sentimentos e a situação do seu semelhante, de agir de modo não egocêntrico. Ela tem um componente afetivo, um cognitivo e funciona como um regulador de emoções.

Liderança

Aplicadas em momentos de estresse, de emoções intensas e de tomada de decisões, as técnicas de atenção plena melhoram o desempenho profissional e desenvolvem o espírito colaborativo e a capacidade de julgamento e de controle das emoções. Também melhoram a concentração e o foco. São uma ferramenta de autoconhecimento indispensável para gestores e líderes. Podem tornar os desafios da liderança mais suaves e levar a decisões mais acertadas.

Inteligência Emocional

Inteligência emocional é um conceito da psicologia que descreve a capacidade de identificar e avaliar nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerirmos nossas emoções internamente e nossos relacionamentos. Está diretamente associada à felicidade no trabalho e ao potencial das novas lideranças. A prática de mindfulness associa-se ao desenvolvimento das cinco capacidades da inteligência emocional descritas pelo psicólogo americano Daniel Goleman, que popularizou o conceito: a autopercepção ou a capacidade de conhecer as próprias emoções, a capacidade de autorregulação, a automotivação, a empatia e a capacidade de relacionamento interpessoal e de trabalho em equipe.

 

Atenção é um músculo mental, como define o psicólogo americano Daniel Goleman, em seu livro Foco. Ele compara a prática de mindfulness a ir à academia e levantar pesos.  Ao repetir isso todo dia, você fortalece o músculo que está trabalhando. “A atenção pode ser fortalecida da mesma maneira. O exercício não é manter a mente concentrada, mas trazê-la de volta quando ela divaga”, explica. Goleman diz: “Dependemos que coisas externas chamem nossa atenção. O cérebro habitua-se a ver as mesmas coisas todos os dias, ao fazer o mesmo caminho para o trabalho, por exemplo. Você não percebe mais o caminho depois de algum tempo. O cérebro economiza atenção. Atenção direcionada, por outro lado, é uma abertura para o novo, é quando o cérebro encontra uma novidade que o estimula e surpreende. É um movimento radical cultivar a habilidade de gerenciar a própria mente”.

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