Mindfuness e psicoterapia: O que é?
O cultivo de mindfulness aliado à investigação psicológica, constitui ferramenta poderosa que permite:
Desafiar antigos hábitos,
Converter estados mentais e emoções perturbadoras e
Resgatar nossa habilidade natural de transformação de padrões emocionais e hábitos disruptivos em outros mais propícios para alcançarmos nossos objetivos e atingirmos um estado estável de bem-estar, de equanimidade e resiliência frente às adversidades.
Por que mindfulness e psicoterapia?
A síntese da psicologia, neurociência e práticas seculares de mindfulness trouxeram as ferramentas e a base de entendimento de que todos temos o potencial de, a todo momento, transformar drasticamente nossas vidas, uma vez que nosso cérebro permanece maleável ao longo da vida.
Temos a habilidade natural de transformar as experiências adversas e mesmo momentos de confusão em clareza intuitiva. Até mesmo os elementos negativos fazem parte do processo de cura.
Quem deve fazer?
Aqueles que buscam:
Redução de níveis de estresse,
Melhor manejo da ansiedade,
Modificar padrões de comportamento disfuncionais,
Melhor resiliência frente a situações adversas,
Melhora de foco, clareza e tomada de decisões
Ao longo dos anos, é crescente o número de estudos que têm mostrado impactos positivos como parte do tratamento coadjuvante para transtornos depressivos, de ansiedade e alimentares.
Por que treinar mindfulness?
Mindfulness, ou atenção plena, pode ser descrita como simplesmente estar presente. Tomar consciência, a todo momento, do que acontece à nossa volta, bem como os processos mentais que ocorrem dentro de nós.
Mindfulness integra os saberes da ciência com conhecimentos milenares. Atualmente, práticas contemplativas tem sido adaptadas para o Ocidente de uma maneira laica, simples e acessível.
Os benefícios estendem-se às esferas da vida pessoal, profissional, familiar e social. Também no mundo corporativo, as práticas de mindfulness pavimentam um caminho de conhecimento para que os gestores e líderes da atualidade atinjam o equilíbrio.
Mindfulness é sair do piloto automático e ir para a escolha. É também um treino mental para que o indivíduo aja no mundo de modo mais atento, sábio e conectado com suas capacidades, com quem ele realmente é e com os seus propósitos, com as coisas que realmente lhe interessam.
Após poucas semanas de treino, começam a ser observados:
Incremento da capacidade de foco, atenção,
Menor reatividade,
Maior clareza
Melhor capacidade para tomada de decisões
Desenvolvimento de maior resiliência: a habilidade de adaptação às adversidades
Redução de stress e ansiedade
Maior bem-estar
As alterações tem se mostrado compatíveis com as descobertas de estudos de imagem realizados ao longo dos anos em grandes centros de pesquisa.
Amplie suas conexões com a realidade e com suas rotinas
Desde 2012 o treino de mindfulness faz parte do programa de saúde pública do Reino Unido, e oferecido aos membros do parlamento, aos profissionais de saúde, e é parte integrante do tratamento de transtornos de ansiedade, depressão e na redução dos sintomas de estresse.